sexta-feira, 3 de junho de 2016

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetização da EJA hoje, busca romper com velhas metodologias infantilizadas de alfabetização, que não trazia para o aluno nenhuma identificação com sua faixa etária e muito menos com sua realidade. Vou sugerir um trabalho metodológico que tem como precursor o Professor Paulo Freire, a quem eu me inspiro para entender essa modalidade que já sofreu tantas exclusões.
Não poderia deixar de referenciar as diretrizes pedagógicas dos PCN’s, que servirá de norteio para a execução do processo de alfabetização de nossos educandos:


1.Metas: Leitura, produção textual, prática oral e reflexão sobre a linguagem.

2.Objetivos:
* Ler (leitura), escrever (desenvolvimento da escrita) e falar (prática oral) de acordo com as regras e com as necessidades socialmente estabelecidas;
* Proporcionar o auto conhecimento;
* Relacionar o que o aluno já sabe com o novo;
* Analisar situações novas; em seguida, levantar a síntese para a resolução de problemas;
* Ler textos de informação ou de instrução, de análise social, de tendência lúdica ( prazerosa);
* Desenvolver o processo da escrita a partir de texto, funcionando como ponto de partida. de reflexão – para análise de sons, de letras, de palavras, de frases – até se chegar aos parágrafos e ao texto como um todo;
* Evitar exercícios descontextualizados e repetitivos.

3.Abrangências:
* Textos diversificados com temáticas que privilegiem o cotidiano dos alunos: sua cultura, seus costumes, suas tradições;
*Exploração de gêneros textuais diversos;
*Exercícios contextualizados;
*Exercícios a partir de textos em prosa e em poesia, com o auxílio de figuras, de desenhos, de mapas, de fotos, etc.

4.Observações Gerais:* Os textos com a abordagem dos sons das letras têm a seguinte função: apresentar a letra no aspecto visual e sonoro na tentativa de que o aluno associe o que vê ao que ele pronuncia.
* Os textos com a abordagem da interpretação objetivam levar o aluno a associar letra, som e significado(s).

Muito bem agora que já conhecemos tais diretrizes, vamos aplicá-la como proposta...

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